O computador substituirá o professor? De certa forma sim, ele subtituirá aquele professor que só se preocupa com o burocrático.Trabalhando até de forma mais atraente e significativa para que o aluno possa aprender,mas, por outro lado o professor terá uma grande oportunidade de "derrubar os muros para fazer conexão com o mundo", haverá mais tempo para o diálogo , cooperativismo, discussão coletiva e saberes compartilhados.
Contudo, esta transformação da sala de aula requer que o professor deixe de ser um transmissor de conteúdo, e o aluno um ser ativo na construção do conhecimento.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
O uso das TICs na educação como instrumento de informação e cidadania participativa crítica.
Colégio- Municipal Dr. Rômulo Galvão
Rua- Bela Vista- Poços – Campo Formoso –BA
O uso das TICs na educação como instrumento de informação e cidadania participativa crítica.
Poços- Campo Formoso- BA
Colégio- Municipal Dr. Rômulo Galvão
Rua- Bela Vista –Poços- Campo Formoso - BA
Responsável pela execução do projeto.
Ivanalice Vieira da Cruz Batista
Maria Lúcia de Carvalho
Maria Sara da Silva Nascimento
Maurina Ferreira Ramos Cruz
Professoras facilitadoras:
Lidiana Galvão
Fabiana Paz
O uso das TICs na educação como instrumento de informação cidadania participativa crítica
Poços- Campo Formoso- BA
Justificativa
A Informática vem conquistando cada certa relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Segundo FRÓES: “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...” A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, as telemáticas trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
Devido as TICs estarem cada vez mais presentes no nosso cotidiano e terem papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuarmos no mundo de hoje e a internet apresentar leitura quase inesgotável de fontes de pesquisa além de gerar novas demandas e as ferramentas digitais ajudarem nos trabalhos de classe, pensando em formar um cidadão, que, embora tenha nascido numa época em que a tecnologia se faz presente em todo o seu contexto existencial, mas que este não a considera como de vital importância, não usando coerentemente as ferramentas expostas pela mesma. Elabora-se este projeto com o intuito de modificar a visão dos alunos do Colégio Municipal Dr. Rômulo Galvão a respeito do uso da informática direcionando sua função para a informação dos mesmos e desta forma fazendo com que as máquinas deixem de ser meros instrumentos de passa - tempo ou de lazer e, se transformem em ferramentas na construção de um ser capaz de investigar, analisar, crítica, criar e transformar.
Objetivo geral: Utilizar-se das TICs de maneira coerente como instrumento de aprendizagem e não perdendo de vista os valores éticos.
Objetivos Específicos;
· Inserir o aluno na sociedade digital
· Despertar o gosto pela leitura
· Desenvolver habilidades de oralidade, audição, expressão corporal, emoção e de digitalização
· Perceber a diferença entre a oralidade e o texto escrito
· Permitir que as aulas se tornem mais prazerosas
· Editar e revisar textos no computador
· Estimular a produção individual
· Familiarizar o aluno com a maquina
· Refletir com a turma sobre o conteúdo de blogs
· Respeitar o direito do outro
Metodologia
1ª Etapa
· Sondagem sobre poesia
· Escolha do autor/ Biografia
· Seleção das poesias para o trabalho
2ª Etapa
· Leitura das poesias
· Interpretação, contexto Social
· Ilustração, das poesias e da capa do livro
· Sinopse
3ª Etapa
· Recital
· Produção Individual
· Em duplas e com auxilia do professor pedir que os alunos
· Clique no ícone iniciar
· Direcione-se até o editor de textos
· Digitem suas produções
4ª Etapa
· Criação de blogs com ajuda do professor
Produto Final
Postagem das produções no blog para ser compartilhado pela internet.
Exposição e saral das poesias pelos alunos.
Avaliação
Para que o produto final tenha um resultado de qualidade, é importante fazer uma análise do conteúdo e dar novas orientações à turma ao fim de cada uma das etapas. Avaliar o material coletado e a seleção de informações, além da readequação delas ao gênero oral escolhido pelos alunos. Ler e refletir com a turma acerca dos roteiros elaborados e observar propostas se encaixam no formato escolhido. Analisar as conclusões dos estudantes sobre adaptados, diferenciado, assim, texto oral e texto escrito.
Referências
FRÓES, Jorge R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf
HEINECK, Dulce Teresinha - A Interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem - http://www.unescnet.br/pedagogia/direito9.htm ( Nov/2002)
TV ESCOLA- Ministério da Educação MEC- Esplanada dos Ministérios – Sede Bloco L1- Sobreloja 1180- Brasília Distrito Federal CPE: 70047-900
Revista Nova Escola- Julho-2009
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
As TIC na Escola
Quando nos perguntamos o que a escola faz com a tecnologia? E o que a tecnologia faz com a escola?A primeira resposta é que a tecnologia nada faz , quem faz algo na escola são os educadores, os alunos ,os gestores , enfim, toda equipe que lá está.a tecnologia seria uma espécie de ferramenta que nos permitiria dá aulas com maior eficiência.
Já a Escola deve deixar que a tecnologia seja um espaço de produção, de exploração, de experimentação e de colaboração para nossos alunos para que possamos aprender com nossos alunos a explorar livre e divertidamente as interfaces que nos trazem as tecnologias digitais para que juntos possamos crescer como produtores deste novo conhecimento possibilitando fazer da escola lugar de produção intelectual, alegre e convidativo
A importância da tecnologia na escola
O nosso interesse enquanto educadores com o uso de computadores nas escolas é a necessidade de acompanhar a evolução tecnológica fazendo com que os alunos entendam que essa máquina é uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento de sua aprendizagem. Considero a relevante importância dos alunos se envolverem com tecnologia já na escola, para que adquiram mais autonomia no acesso a informações, conheçam novos mundos e que já aprendam a dosar o tempo em frente ao computador, utilizando-o de maneira equilibrada, natural e madura.
Assinar:
Postagens (Atom)